ITA inicia nova turma do Curso de Especialização em Data Science
Participaram da cerimônia de abertura da nova turma o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o Presidente do IBAPE-PR, Doutor Edson Luiz Haluch, o Coordenador do CEDS e professor do ITA, Doutor Vitor Venceslau Curtis, o Coordenador Administrativo do CEDS e Presidente do IBAPE, Engenheiro Luciano Ventura, além de professores e alunos do curso.
O Reitor do ITA, Professor Guilherme Lorenzi, deu as boas-vindas aos novos estudantes e apresentou-lhes a história do Instituto. “O ITA nasceu do sonho do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, acreditando que por meio da ciência, pesquisa e inovação é possível alcançar a fronteira do desenvolvimento tecnológico, colocando o Brasil em seu lugar de protagonismo. A cada nova turma que se inicia, mantemos esse espírito vivo, convidando todos os estudantes a fazer parte desse processo de transformação”, apontou.
O Presidente do IBAPE-PR, Doutor Edson Haluch, comemorou o início do novo grupo e a continuidade da parceria com o ITA, iniciada ano passado. “Todas as nossas estruturas estão disponíveis para que os alunos tenham acesso a todo conteúdo necessário para uma formação de excelência. Desejamos a todos que essa seja uma turma de sucesso”, disse.
O coordenador do CEDS, Professor Doutor Vitor Curtis, ressaltou que as aulas serão online e síncronas (ao vivo), respeitando todos os critérios acadêmicos já instituídos pela Pós-Graduação do ITA. “Realizar o curso de forma virtual amplia nossa possibilidade de democratização do conhecimento, ampliando o acesso a mais pessoas que vivem em diferentes regiões do país, sem perder a essência do Instituto em formar técnicos competentes e cidadãos conscientes. Todos as aulas foram planejadas e serão aplicadas para proporcionar uma formação completa de recursos humanos na área de ciência de dados, capacitando-os para resolver desafios reais por meio de técnicas no estado da arte”, comentou.
O CEDS foi criado em 2021, sendo composto por um ciclo básico de seis disciplinas fundamentais, seguido por 3 disciplinas especializadas em aprendizado de máquina e finalizando com uma disciplina de apoio sobre metodologia científica. Esta organização, focada em fundamentos, visa formar alunos com forte base teórica, permitindo uma independência acadêmica após a conclusão do curso.
Fonte: ITA
Foto: ITA