Background

Informativo

ITA inicia nova turma do Curso de Especialização em Data Science

ITA inicia nova turma do Curso de Especialização em Data Science

ITA inicia nova turma do Curso de Especialização em Data Science

Participaram da cerimônia de abertura da nova turma o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o Presidente do IBAPE-PR, Doutor Edson Luiz Haluch, o Coordenador do CEDS e professor do ITA, Doutor Vitor Venceslau Curtis, o Coordenador Administrativo do CEDS e Presidente do IBAPE, Engenheiro Luciano Ventura, além de professores e alunos do curso.

O Reitor do ITA, Professor Guilherme Lorenzi, deu as boas-vindas aos novos estudantes e apresentou-lhes a história do Instituto. “O ITA nasceu do sonho do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, acreditando que por meio da ciência, pesquisa e inovação é possível alcançar a fronteira do desenvolvimento tecnológico, colocando o Brasil em seu lugar de protagonismo. A cada nova turma que se inicia, mantemos esse espírito vivo, convidando todos os estudantes a fazer parte desse processo de transformação”, apontou.

O Presidente do IBAPE-PR, Doutor Edson Haluch, comemorou o início do novo grupo e a continuidade da parceria com o ITA, iniciada ano passado. “Todas as nossas estruturas estão disponíveis para que os alunos tenham acesso a todo conteúdo necessário para uma formação de excelência. Desejamos a todos que essa seja uma turma de sucesso”, disse.

O coordenador do CEDS, Professor Doutor Vitor Curtis, ressaltou que as aulas serão online e síncronas (ao vivo), respeitando todos os critérios acadêmicos já instituídos pela Pós-Graduação do ITA. “Realizar o curso de forma virtual amplia nossa possibilidade de democratização do conhecimento, ampliando o acesso a mais pessoas que vivem em diferentes regiões do país, sem perder a essência do Instituto em formar técnicos competentes e cidadãos conscientes. Todos as aulas foram planejadas e serão aplicadas para proporcionar uma formação completa de recursos humanos na área de ciência de dados, capacitando-os para resolver desafios reais por meio de técnicas no estado da arte”, comentou.

O CEDS foi criado em 2021, sendo composto por um ciclo básico de seis disciplinas fundamentais, seguido por 3 disciplinas especializadas em aprendizado de máquina e finalizando com uma disciplina de apoio sobre metodologia científica. Esta organização, focada em fundamentos, visa formar alunos com forte base teórica, permitindo uma independência acadêmica após a conclusão do curso.

 

 

 

Fonte: ITA

 

Foto: ITA