Background

Cursos

PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS

OBJETIVO

Apresentar conceitos relativos à Patologia de Estruturas capacitar os profissionais para identificar as patologias nas suas origens, com elementos que permitam identificar e avaliar a extensão que afetaram os sistemas construtivos, considerando a elaboração de propositura de procedimentos de recuperação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Diagnosticar a origem das manifestações patológicas na construção civil;

- Análise dos principais sintomas patológicos apresentados nas estruturas das edificações de concreto armado;

   - Análise da deterioração das estruturas

   - Estudo das fissuras e suas causas.

   - Tensões e formação das fissuras;

   - Identificação das causas;

- Conceitos de durabilidade, vida útil e desempenho definidas na NBR 6118 e NBR 15.575;

- Corrosão e Carbonatação;

- Técnicas de recuperação.

 

PÚBLICO ALVO

Engenheiros Civis e Arquitetos que trabalhem com projetos, execução de obras e perícias na construção civil.

 

CARGA HORÁRIA – 12 horas

 

HORÁRIOS

28/04 (sexta-feira) - das 18h30 às 22h30

29/04 (sábado) - das 8 às 12 e das13h30 às 17h30

 

LOCAL

O CURSO SERÁ REALIZADO NA RUA EMILIANO PERNETA, 174, 4º ANDAR, CENTRO, CURITIBA-PR. (PRÉDIO IEP)

 

MINISTRANTE

Maria Clarice de Oliveira Rabelo, engenheira civil. Formada na UEL- Universidade Estadual de Londrina em 1981. Atua na área de execução de obras há mais de 40 anos, com vários prédios comerciais e residenciais executados, além de obras industriais e loteamentos. Especialista em Avaliações e Perícias; MBA em Gestão de Negócios da Construção Civil ; diretora executiva da Construtora Serteng e Rabelo&Secco engenharia, Vice-presidente do IBAPE -PR e membro da ALCONPAT- Associação Brasileira de Patologias da Construção. Foi presidente do CEAL- Clube de engenharia e arquitetura de Londrina, Conselheira do CREA_PR, coordenadora da Câmara de Avaliações e Perícias do CREA-PR e Inspetora chefe do CREA-PR da Inspetora de Londrina. Ministra aulas de graduação e pós-graduação de Avaliações e Perícias, Patologias da Construção e Procedimentos executivos na Faculdade Pitágoras, aulas de pós-graduação no IPOG, IBAPE-PR e CEAL. Atua como Perita Judicial e Assistente Técnica em Perícias de engenharia.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

OBS:Informamos que cada aluno deverá trazer o seu laptop (com WiFi) para utilização de sotware durante o curso.

O valor inclui todo o material, certificado e coffee break.

O certificado é aceito pelos principais órgãos públicos e privados demandantes de serviços de avaliação.

Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE/PR e ficará sujeito às seguintes condições:

1) Até 15 (quinze dias) dias úteis antes do inicio do curso, será devolvido o valor total do curso descontada taxa administrativa de 5% (cinco por cento);

2) Do 14º. (décimo quarto) ao 3º. (terceiro dia que antecedem o início do curso, será descontada a taxa de 50% do valor do curso.

OBS: O aluno deverá devolver a 1ª via do recibo e, após três dias, poderá ser retirada a devolução na sede do IBAPE/PR ou, se o aluno preferir, poderá solicitar por escrito, através de fax ou e-mail, que seja feito depósito em conta bancária.

3) Para cancelamentos no dia do curso ou após o inicio das aulas não haverá devolução de valores.

O IBAPE/PR se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para inicio do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago.

No caso de remanejamento de data do inicio do curso o IBAPE/PR poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.